top of page
  • Foto do escritorMárcia Carini

Casa construída com impressora 3D tem dois andares e ficou pronta em 15 dias

Atualizado: 17 de jul. de 2020

Erguida no Kamp C, um centro de inovação na Antuérpia, na Bélgica, essa é a primeira casa de 90 m2 feita com dois andares e totalmente montada in loco com impressora 3D. Outra inovação: suas paredes foram erguidas com camadas de concreto (casas anteriores tinham frames de poliuretano feitos em impressora, que eram montados e preenchidos com o concreto depois). Embora o projeto tenha nascido há 3 anos, a construção ficou pronta em 15 dias. As camadas do concreto nas paredes (curvas e retas) ficam aparentes para que se possa observar como a impressora gigante foi colocando o material. Qualquer tipo de revestimento pode ser utilizado sobre elas. A previsão dos pesquisadores da Universidade Thomas More é que em breve uma casa assim poderá ser construída em dois dias.


Além

da rapidez, um projeto como esse pode reduzir em 50% as emissões de CO2 durante a construção. O uso de mão-de-obra também é infinitamente menor numa construção neste formato. Exclui-se o usos de formas e o desperdício de materiais. Uma última vantagem: segundo os pesquisadores da Kamp C: a casa impressa é três vezes mais resistentes que uma casa com tijolos. “Este é um edifício de teste e será investigado se a força é mantida ao longo do tempo”, explica Marijke Aerts, gerente de projetos da Camp C. Painéis solares para a fachada, aquecimento de piso e teto, bomba de calor e telhado verde fazem parte do projeto.





Embora a impressão 3D seja uma tecnologia conhecida há anos e muito utilizada para a confecção de peças pequenas e móveis, a Bélgica tem mostrado grande energia na corrida para fincar bandeira em projetos maiores - como a construção civil. A casa faz parte do projeto europeu C3PO, com o apoio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). Este projeto pretende acelerar a introdução de técnicas inovadoras nesta região europeia. Oito parceiros, do mundo científico e empresarial, unem forças: Beneens, ETIB / CONCRETE HOUSE, Van Roey Group, Thomas More, Trias architects, Ugent e Vicré. A Saint-Gobain Weber também está participando do projeto.


A casa 3D poderá ser visitada no Kamp C, sob agendamento.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page