top of page
  • Foto do escritorMárcia Carini

Listras, franjas, madeira branca e objetos ritualísticos: tendência da Maison & Objet 2020

A edição de setembro da Maison & Objet acontece totalmente online em 2020. Os produtos são apresentados em um organizado catálogo Online, no qual influencers, jornalistas, designers e vendedores têm navegado avidamente para descobrir novidades. Nos talks, apresentados na plataforma Zoom, é possível encontrar algumas pistas do que move os lançamentos. Selecionei algumas dela citadas por especialistas nos primeiros dias de evento e dei uma fuçada no site também para sondar o que mais aparece:


NOVO TRADICIONAL


Esse regaste da produção artesanal não é nova e, nos últimos anos, vem se traduzindo em diversos formatos. Nesta edição, particularmente, chama a atenção a quantidade de empresas que trabalha o tecido natural, com tingimento feito à mão, motivos tribais (e, muitas vezes, produção em conjunto com pequenas comunidades), franjas, pompons, cerâmica artesanal e, acima de tudo, listras. O desejo de purificação e de reconexão aparece em objetos que remetem a rituais sacralizados (da distribuição das hóstias a oferendas em geral) e móveis que lembram pedestais ou pias batismais. Além disso, os materiais passam por uma reinterpretação, suavizam-se e dão espaço para o etéreo - microtendência que foi chamada de Austeridade Poética.


Litras:



1- Artycraft; 2- Teixidors; 3- Casual Avenues; 4- Ghislaine Garcin


Franjas:


1- Le monde Sauvage; 2- Nyaman Gallery Bali; 3 - La Maison de Lilo; 4- Passion for Linen


Madeira branca e palha trançada:


1- Portaventura; 2- Hübsch; 3- Hübsch; 4- Crisal Decorage


Geometria tribal:


1- Cool Collection; 2- Nyaman Gallery; 3- La Tisserie; 4- Coutume


Objetos ritualístico:


1- Marumitsu Poterie; 2- TG; 3- Cool Collection; 4- Artycraft; 5- Anoq; 6- Salaheddin


Móveis ritualísticos:



1- Tokyo Furniture; 2 - Tokyo Furniture (vista lateral); 3- Jérome Abel Seguin; 4- Alenters


Austeridade poética (ou o etéreo dos materiais):


1- Cartão postal em madeira de Woodhi; 2- Escultura de bambu de Regis Lesserteur; 3- Escultura de bambu de Regis Lesserteur; 4- Maison Zoe


Continue acompanhando por aqui as novidades da Maison & Objet. Assine a newsletter em www.marciacarini.com para receber as principais reportagens sobre Tendências, Insights, Tecnologia e Comunicação.

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page